abril 11, 2010

Trabalhar na área da saúde: um privilégio

Caros leitores, hoje escrevo para todos os técnicos de saúde, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, psicólogos,...
Quando paro e penso no meu trabalho considero-me uma privilegiada. Quem trabalha em saúde tem o privilégio de assistir à caminhada do ser humano em momentos marcantes da sua existência. No dia a dia somos como cebolas andantes, cheias de capas e máscaras. No entanto, quando estamos doentes, baixamos todas as armas, todas as defesas e somos nós, para o bem e para o mal. Quem trabalha na saúde "bebe" o ser humano em todo o seu esplendor, em toda a sua verdade. É a vida a saltitar.
Ao longo do tempo tenho começado a perceber algo de mágico que os doentes sentem em momentos de gravidade. Uma serenidade, um bater contra a parede que lhes revela o segredo da vida, que os faz tomar consciência, que os faz apreciar o belo, o verdadeiro, o essencial. Cria-se um fosso entre os que sofrem este abanão e os seus próximos. E nós, profissionais de saúde, estamos presentes. Podemos ser espectadores desatentos ou alunos da vida.  E para aqueles que lidam diariamente com a vida e a morte, uma mensagem, uma palavra de coragem: mais do que ser heróis do impossível, muitos doentes esperam de nós o conforto, o carinho e um sorriso nos seus últimos momentos de vida.
Procuremos ser humildades e sedentos de aprender, com os nossos pacientes e a nossa vida terá certamente muito mais cor.
Um agradecimento muito grande a todos os meus pacientes que comigo vão partilhando e me ensinam a viver.

2 comentários:

  1. Chamou-me a atenção a foto e deti-me, por instantes no texto.
    Que bom, que se escreve pelo prazer de partilhar e de reflectir!
    Devo dizer que não fiquei indiferente às tuas palavras(à tua sensibilidade não sou!)...
    "mais do que ser heróis do impossível, muitos doentes esperam de nós o conforto, o carinho e um sorriso nos seus últimos momentos de vida."
    Continua a ser profissional da nossa saúde, com esse olhar atento, crítico, a sentires no teu corpo antes de tocares no dos outros! :)

    ResponderEliminar
  2. Palavras (não só), para além delas, vê-se a profissional que é, não basta ser-se profissional, só por ser, há que partilhar com os que necessitam do nosso trabalho.
    Este partilhar revela-se no dar-se e damos-nos, quando tratamos aqueles que precisam de nós, com amor e respeito.
    Continua assim, nunca te arrependas de seres como aqueles que tratas.
    Afinal, aprendemos sempre uns com os outros, os que precisam e os que tratam.
    Parabéns

    ResponderEliminar