outubro 31, 2009

O mito da Natação

Mitos. Vivemos numa sociedade de mitos e alguns até acho bem que se mantenham, porque de alguma forma dão esperança e fazem parte da nossa cultura e imaginário.

Contudo, há mitos que teremos de por à prova para poder seguir em frente.

A Natação tem sido apontada durante muito tempo como a solução para os problemas de coluna e alterações posturais. Num mundo em que a explicação teórica é uma exigência e o método experimental uma obrigação para quem pretende “fazer” ciência, gostaria que alguém me informasse sobre as bases científicas da natação como terapia para os problemas de coluna. De que forma a Natação poderá corrigir ou aliviar a dor provocada por uma escoliose?

A Natação é um desporto fascinante, com muitas potencialidades como complemento de um trabalho de reabilitação estruturado ou mesmo como opção de exercício. Contudo, não é um tratamento para a coluna. Aconselho mesmo que quem apresente uma hiperlordose (curvatura da lombar muito acentuada) ou uma crise aguda de lombar não realize estilos como bruços e mariposa, uma vez que acentua a lordose lombar.

Verdade seja dita, muitos jovens acabaram por se tornar campeões da natação por terem procurado nesta a cura para os seus problemas posturais. No entanto, e falando principalmente para os pais que por falta de informação aderem a este tratamento, procurem um tratamento de correcção postural, procurem um fisioterapeuta.

E sim, pratiquem muita Natação, porque é um excelente Desporto, mas pratiquem pelas razões certas.

5 comentários:

  1. Vivemos numa sociedade de mitos e concordo contigo, Ana, não sei até que ponto isso não nos alimenta e nos dá estabilidade social. Irmos contra o socialmente aceite é vivermos numa constante luta para a mudança daquilo que a evidência nos mostra.

    Julgo que o comodismo perante o mito também não é solução. Não podemos querer mudar o todo, mudamos um de cada vez.

    A água é sem duvida um meio extraordinário para utilização terapêutica, mas porque é que só nos lembramos que ela só serve para nadar?
    Ela traz-nos à lembrança experiências calmantes e transmite o "Vacani vacani" ao nosso stress quotidiano. Porque não andar, alongar, respirar... dentro de água.
    Ainda podemos acrescentar... Quem tem alterações poturais, em geral,numa primeira fase, não as identifica nem reconhece a correcção.Todo o esquema corporal está alterado e a correcção individual, sem orientação de um profissional torna-se inviavel e redutora.

    PROCUREM UM FISIOTERAPEUTA. Algo me diz que na AllFisio vão encontar. E um dos bons...

    Beijocas ANA
    tudo do melhor

    ResponderEliminar
  2. jÁ AGORA... o TESTAMENTO É DA SIL

    ResponderEliminar
  3. Muito inspirada Srª Fisioterapeuta. Sim, o meu texto é sobre Natação, não sobre Hidroterapia (não se confundam leitores), porque a Hidroterapia é mais uma das excelentes ferramentas de que a Fisioterapia dispõe para melhorar a postura e a qualidade de vida dos nossos doentinhos. Beijocas e obrigada pelo teu comentário. Se estiverem no Algarve e necessitarem de Fisioterapia, falem com a Sil ;-)

    ResponderEliminar
  4. uma vez um amigo meu disse que ao fazer natação , os seios param de crescer (quando criança) , é mito ou verdade ? Gostaria de saber. Beijos!

    ResponderEliminar
  5. É verdade que as mulheres que praticam desporto de competição tendem a ter mamas mais pequenas que as mulheres sedentárias, porque o corpo diminui a massa gorda. Contudo, o facto de desenvolver o músculo peitoral, o músculo que se situa debaixo da mama, poderá dar algum volume. Contudo, nada de patologico acontecerá com as mamas de uma criança que pratique natação.

    ResponderEliminar