junho 18, 2012

Dor de ombro

É cada vez maior o número de pessoas que sofre deste tipo de sintomatologia, dor de ombro. Após uma consulta o diagnótico surge: periartrita do ombro, tendinite do supra-espinhoso, calcificação do supra-espinhoso, ruptura da coifa dos rotadores, entre outros.
Uma das principais causas para o aparecimento desta sintomatologia prende-se com a vida sedentária, o número de horas que passamos sentados ao computador, muitas vezes sem grandes cuidados ergonómicos.
Contudo esta é apenas a ponta do iceberg e se não aprofundamos um pouco mais a questão podemos ver o diagnóstico ser rotulado como crónico.
O ombro está em íntima relação com a patologia cervical, por onde passam os nervos que "comandam" o membro superior, assim como com problemas mecânicos que possam afectar o curso das artérias e veias que o nutrem, dando origens aos conhecidos síndromes dos desfiladeiros.
Para não tornar este post muito confuso, deixo uma última questão em aberto. Da mesma forma que o coração pode dar uma dor referida no membro superior esquerdo, também o estômago e o fígado podem dar dores nos ombros, porque partilham inervações com os músculos dos mesmos.
Será que a dor que não consegue tratar não terá uma origem visceral? Não poderá estar relacionada com a sua gastrite ou por exemplo com uma disfunsão no seu fígado?
A Osteopatia para dar-lhe a resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário