novembro 02, 2012

Dor ciática

A dor ciática é uma das mais temidas dores e uma das causas que mais motiva a marcação de tratamentos, pelo seu efeito devastador no dia-a-dia de quem dela sofre.

A dor ciática é uma dor do nervo ciático, um nervo muito importante que se forma a partir dos nervos que saem das últimas vértebras lombares e do sacro e que inerva a maioria das estruturas do membro inferior. Alguns autores diferenciam dor ciática de ciatalgia, dizendo que a causa da ciatálgia é muscular ou cápsulo-ligamentária, enquanto que a ciática tem uma origem discal.

Outros autores consideram dor ciática e ciatalgia sinónimos, e que a causa da dor pode ser discal (50% dos casos), ligamentar (10%), muscular (20%), articular (5%) ou referida visceral (15%).

Os sintomas clássicos da dor ciática são dor irradiada pelo membro inferior, ao longo do trajecto do nervo ciático aquando da elevação da perna com o joelho em extensão, rigidez da coluna lombar e inclinação do tronco para um dos lados (posição antiálgica). Normalmente a posição de sentado é a mais dolorosa porque nesta posição a pressão interdiscal é 50% superior à da posição de pé.

É comum encontrar referências a uma falsa ciática, ou síndrome do piramidal. O piramidal é um músculo que tem origem no sacro e inserção no grande trocanter (fémur). É fundamentalmente um rotador externo do fémur. O nervo ciático passa na maioria dos casos por baixo do músculo piramidal e em algumas pessoas mesmo entre as fibras do músculo. Uma contratura deste músculo provoca a compressão do nervo, dando uma sintomatologia parecida à de uma "verdadeira" ciática.

Pessoalmente considero a dor ciática um grande desafio de diagnóstico e de técnica manual e um problema em que a osteopatia pode fazer toda a diferença na vida das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário