outubro 30, 2012

Rectificações cervicais, dorsais e lombares

Continuando a decompor alguns conceitos que surgem frequentemente em diagnósticos e relatórios de exames hoje deixo aqui um breve post sobre as rectificações. 
Quando a curvatura de determinado segmento da coluna desapareceu, tornando essa parte da coluna direita, fala-se em rectificação dessa curvatura. Podem ocorrer rectificações apenas entre 2 vértebras ou de um conjunto maior. Muitas vezes são subvalorizadas porque é de senso comum que o ideal é ter a coluna "direitinha". Ora esta ideia não poderia estar mais errada. 
Pela minha experiência, e na opinião de muitos professores que por mim passaram, as rectificações são mais sintomáticas e difíceis de tratar que as hiperlordoses/hipercifoses. Estas rectificações criam tensões na dura-máter, uma das meninges que reveste o nosso cérebro e medula espinal. Costumo comparar a um carro/bicicleta sem amortecedores.
Na coluna cervical é muito frequente encontrar rectificações em pessoas que sofreram graves acidentes de automóvel, quedas de cabeça (por exemplo em piscinas), cirurgias anteriores (ex. tiróide), amigdalites e faringites frequentes. 
O tratamento das rectificações não vai ter como objectivo alterar de uma forma macro a estrutura mas sim diminuir as tensões geradas, relaxar a musculatura que fixa as rectificações, alongar as fáscias encurtadas, e se existirem problemas articulares restaurar a mobilidade. Por vezes estas rectificações podem estar, a nível dorsal, relacionadas com problemas viscerais.
O objectivo último será sempre retirar a palavra "dor" dos seus dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário