Mitos. Vivemos numa sociedade de mitos e alguns até acho bem que se mantenham, porque de alguma forma dão esperança e fazem parte da nossa cultura e imaginário.
Contudo, há mitos que teremos de por à prova para poder seguir em frente.
A Natação tem sido apontada durante muito tempo como a solução para os problemas de coluna e alterações posturais. Num mundo em que a explicação teórica é uma exigência e o método experimental uma obrigação para quem pretende “fazer” ciência, gostaria que alguém me informasse sobre as bases científicas da natação como terapia para os problemas de coluna. De que forma a Natação poderá corrigir ou aliviar a dor provocada por uma escoliose?
A Natação é um desporto fascinante, com muitas potencialidades como complemento de um trabalho de reabilitação estruturado ou mesmo como opção de exercício. Contudo, não é um tratamento para a coluna. Aconselho mesmo que quem apresente uma hiperlordose (curvatura da lombar muito acentuada) ou uma crise aguda de lombar não realize estilos como bruços e mariposa, uma vez que acentua a lordose lombar.
Verdade seja dita, muitos jovens acabaram por se tornar campeões da natação por terem procurado nesta a cura para os seus problemas posturais. No entanto, e falando principalmente para os pais que por falta de informação aderem a este tratamento, procurem um tratamento de correcção postural, procurem um fisioterapeuta.
E sim, pratiquem muita Natação, porque é um excelente Desporto, mas pratiquem pelas razões certas.