julho 17, 2012

A importância da Ortodontia nas diferentes fases da vida


A má oclusão é um problema com que me deparo frequentemente. Nestes casos a abordagem da medicina dentária é fundamental. Aqui fica a resposta da Drª. Susana Gago (Médica Dentista) a duas questões muito interessantes. AllFisio agradece à Drª. Susana Gago a gentileza.

Hoje em dia já não são só os adolescentes que utilizam aparelho. A colocação de aparelhos em adultos não poderá criar transtornos na esfera craniana uma vez que as suturas têm uma menor capacidade de adaptação em idades mais avançadas?
A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que faz o estudo para a prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais. Nos pacientes adultos como já têm as suturas consolidadas consiste apenas numa movimentação dentária para tratar o posicionamento irregular dos dentes ou seja a maloclusão. Quando é necessário alterar a relação/posicionamento dos osso da face (maxila/mandibula em relação à base craneana) temos que recorrer a um tratamento multidisciplinar com um cirurgião maxilofacial.

Num problema de oclusão em alguém com mais de 30 anos aconselha a Ortodontia?Claro que sim,  pois os dentes tortos ou que não têm uma oclusão estável são difíceis de serem correctamente higienizados o que pode levar à perda prematura dessas peças dentárias, devido à deterioração e à doença periodontal. O mau posicionamento também causa stress adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. 

julho 12, 2012

Osteopatia

AllFisio está a crescer.

Procurando servi-lo melhor, AllFisio disponibiliza agora consultas de Osteopatia. Este é um grande passo para este projeto e para a melhoria da sua qualidade de vida.

A Osteopatia é uma abordagem de diagnóstico muito completa e apaixonante, que de alternativa pouco tem uma vez que se baseia num conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo. Procura restabelecer a mobilidade, intervindo em disfunsões estruturais, crânio-sacras e viscerais.

Aqui fica uma lista incompleta de um conjunto de patologias e sintomas onde a Osteopatia tem uma palavra a dizer:

- Patologia da coluna (hérnias e protusões discias, whiplash, lombalgias/dorsalgias/cervicalgias, Cercivobraquialgias, ciatálgias, escolioses)

- Disfunsões viscerais (hérnia de hiato, problemas digestivos, obstipação, patologia pulmonar, transtornos circulatórios)

- Cefaleias, Enxaquecas, Vertigens, Tonturas

- Problemas de ATM (articulação temporo-mandibular - "articulação do maxilar")

- Dor de ombro (tendinopatias, tendinites e dores referidos viscerais)

- Entorses e outras lesões

- Sintomatologia que surge após um acidente, uma queda ou uma extracção dentária



Se depois deste post ainda lhe restam algumas dúvidas entre em contacto com AllFisio.