março 19, 2018

Alterações posturais

É normal?

ALTERAÇÕES POSTURAIS.
Muitas vezes surge a questão "É normal?". Existem muitas variações posturais que podem ser consideradas normais, outras não tanto mas que acabam por passar com a idade e outras que ficam se não forem tratadas.
Em caso de dúvida aconselho sempre que se faça uma avaliação porque o tempo é o nosso maior inimigo, no caso das alterações posturais. Se necessitar de tratamento, quanto mais cedo melhor. 
Deixo como exemplo as plagiocefalias não sinostóticas, com melhor prognóstico se o tratamento for antes dos 7 meses. Muitas vezes os pais aguardam que a assimetria passe, sem saber que se encontram nos meses de ouro para tratar a alteração. Atenção, as plagiocefalias sinostóticas têm indicação cirúrgica, mas também neste caso, quando mais cedo for realizada a intervenção melhor!
Para além de bebés, trato também adolescentes, com osteopatia e/ou com RPG (Reeducação Postural Global). A RPG é uma técnica muito efetiva que trabalha a postura globalmente, atuando nas cadeias musculares e promovendo o alinhamento do corpo. Por vezes as alterações posturais espelham a agitação interior, a insegurança de uma fase da vida de profunda descoberta de si e do outro, mas a identificação das alterações ajuda-os a lidar com a questão. Perceber, tomar consciência é uma parte importante da resolução do problema.

Não fique com dúvidas, marque a sua avaliação. 

Nota: No arquivo do blog tenho outros posts interessantes sobre escolioses, alterações na coluna, RPG.





março 06, 2018

Tummy time


O meu novo vídeo é sobre TUMMY TIME. Espero que gostem.

O TUMMY TIME deve ser realizado com a presença do adulto, para que o bebé se sinta acompanhado e em interação e não abandonado numa posição que inicialmente requer algum esforço. Estabeleça contacto visual com o bebé, fale com ele ou utilize brinquedos para que este seja um momento divertido.
Como digo no vídeo, o tempo que cada bebé “deve” permanecer na posição é definido pelo próprio, pela tolerância que tem à posição. Com o passar do tempo estes períodos vão sendo, com naturalidade, cada vez maiores.
Disfrutem deste tempinho.

"BACK TO SLEEP, TUMMY TO PLAY"