fevereiro 02, 2019

Colinho Saúde

Neste 5º vídeo deixo-vos algumas dicas para que o vosso colinho seja ainda mais saudável. Curioso (a)? Se acharem útil partilhem com amigos e familiares que também andem nestas lides maravilhosas, dar colinho a estes pequenos anjinhos. Se quiserem mais informações deixem-me as vossas questões que procurarei responder. Um agradecimento especial ao melhor marido do mundo que me edita, com uma paciência infindável, os vídeos e à minha pipoca, seguidora atenta, que tem sempre sugestões sobre como me devia posicionar para as pessoas perceberem melhor :-)

https://youtu.be/LG2mF7NxR_g

janeiro 22, 2019

Revista Crescer - Primeiro ano de vida: Crescer em liberdade.

Por ser um tema que considero tão importante escrevi este texto para a Revista Crescer. Conhecer é a melhor forma de saber como ajudar, de nos libertar para sermos mais pais, de detetar quando algo não está bem, de nos sentirmos mais confiantes e por isso mais descontraídos. Deixo-vos com o primeiro ano de vida do bebé.
Para ler e partilhar se acharem que merece ;-)

https://www.crescercontigo.pt/primeiro-ano-vida-crescer-liberdade/

NASCER SAUDÁVEL (Sandra Oliveira)


Que título bem escolhido. Não será o que queremos todos para os nossos bebés? Os bebés que são nossos filhos, os bebés que como profissionais procuramos ajudar.
Comecei a ler este livro porque me foi muito recomendado por pessoas nas quais confio e achei-o muito interessante. Recomendo a quem quer engravidar, às grávidas (que já pensaram ou não sobre a possibilidade de ter um parto natural) e a todos os “profissionais da maternidade” que procuram em cada dia ser melhores, tendo uma menta aberta e com muitas questões. Quando queremos evoluir não podemos ter medo de nos questionar, de questionar a norma, certo?
Para as pessoas mais cépticas, penso que este livre tem como guia a procura do conhecimento, procura fundamentação de uma forma séria.
Achei curioso a autora desenvolver a ideia de que a liberdade de movimentos é a chave para “ajudar na dor e para fazer nascer o seu bebé com o mínimo de intervenções possível”. Engraçado.. a liberdade de movimentos é, na minha opinião, a chave para o desenvolvimento psico-motor do bebé.. O movimento gera vida, gera saúde. Fica como ponto de reflexão para tantas fases do nosso ciclo de vida.

Fratura Obstétrica da Clavícula

Muitas vezes a clavícula consolida mas as tensões em torno desta e do seu calo ósseo persistem, o bebé tende a discriminar um pouco o bracinho desse lado e a não rodar a cabeça com a mesma frequência para os dois lados. Sendo um ser em crescimento, estas assimetrias condicionam o seu desenvolvimento harmonioso. 
Deixo-vos a minha recomendação sobre a marcação de consulta nestes casos e um texto médico sobre o tema.
https://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=116623&langid=1