maio 04, 2011

O poder da água - Alteração do estilo de vida para "+ saúde"


Os próximos posts serão dedicados a pequenos gestos, pequenas rotinas que poderá integrar na sua vida para promover a sua saúde e melhorar a sua qualidade de vida. No fundo são o PPR do qual já se falou anteriormente.

Costuma fazer a si mesmo esta questão com frequência? "Quando foi a última vez que bebi água?" Então este texto é para si e está já num nível de alerta máximo. Em pessoas relativamente jovens os efeitos do défice de ingestão de água não são tão visíveis a curto prazo, mas num idoso, por exemplo, podem ser fatais em poucos dias. Muitos são os "avós" que no Verão entram em desidratação e descompensam o metabolismo já preso por arames, acabando por falecer. Ser internado por falta de água pode parecer um absurdo num país como Portugal, mas é uma realidade preocupante. Uma simples dor de cabeça, um estado de irritação latente poderão ter como causa pequenos estádios iniciais de desidratação.

 O nosso corpo apresenta valores aproximados de  74% de água, sendo sensível a pequenas variações. As perdas ocorrem quando expiramos, libertando vapor de água, quando transpiramos, quando urinamos entre outros. Se os valores não forem repostos a situação torna-se dramática. A informação disponível sobre este assunto é extensa e está disponível a todos, o que falta é o sininho.
Avalie a cor da sua urina e perceberá facilmente como vai a sua ingestão de água. Não pense que os refrigerantes e o álcool substituem a água. Os refrigerantes são autênticas bombas calóricas a evitar.
Para quem a saúde a longa prazo não é motivação suficiente, motive-se por exemplo com a ideia de que a água o ajudará a perder peso, ajudando a libertar as toxinas que se acumulam no seu organismo.
Neste post, o "gesto saúde" que propomos é que inicie o seu dia com um grande copo de água e que saia de casa sempre acompanhado por uma garrafa de água.
Não deixe para amanhã o que pode mudar a sua vida hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário