setembro 21, 2012

Coluna Vertebral - Peça Chave /Spine - The master piece

Sobre a coluna vertebral muito se escreve, dela muito se sofre e a mim muito me apaixona. O que me atraia tanto? A sua complexidade e o seu papel fundamental na nossa estrutura.
A quantidade de articulações de que dispõe, os milhares de pequenos músculos que lhe dão vida, a relação com todo o sistema visceral e a protecção que dá ao sistema nervoso, são tema de estudo de uma vida.
Quando se percebe isto, um joelho não é mais um joelho e um ombro também não o pode ser. Todos dependem inevitavelmente da mestre e por ela temos de passar para fazer qualquer tipo de diagnóstico.
Para se tratar uma coluna esta tem de ser pensada como um todo porque os problemas que possam surgir em parte desta vão a curto/médio prazo trazer complicações noutros lugares.
Quantos de vós têm problemas na cervical e na lombar? A maioria. Estes dois segmentos tendem a ser mais móveis e a compensar-se. A dorsal, mais rígida pela sua articulação com as costelas, protege orgãos vitais, o coração e os pulmões, raramente dá dores ou desenvolve hérnias, mas a ela se devem grande partes dos problemas que surgem abaixo e acima.

Se sofre de "dores de costas" marque uma consulta de diagnóstico e perceba o que deve começar a mudar na sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário