setembro 18, 2012

Paralisia Facial Periférica

Boa tarde caros leitores,
É verdade que não vou escrevendo com a regularidade necessária para que se justifique que por aqui passem uma vez por semana, mas o que acontece é que por vezes não sei que temas vos poderão interessar mais.

Hoje deixo uma breve nota sobre um problema mais comum do que possa parecer à primeira vista, a Paralisia Facial Periférica ou paralisia de Bell.
Quem nunca viu uma pessoa com diminuição da mímica facial em metade da cara? Não, na maioria dos casos a pessoa não sofre de um problema neurológico central. Trata-se de uma paralisia do nosso VII par craniano, o nervo facial. A etiologia é desconhecida embora existam algumas hipóteses para explicar a paralisia expontânea do nervo. Pode acontecer após uma infecção,  exposição a uma corrente fria (...), entre outros. Aparece pontualmente nas grávidas, no último trimestre.
A recuperação pode ser rápida e total ou demorar alguns meses. É normal que exista uma pequena alteração do gosto na primeira fase e que não consiga ingerir líquidos como antes.
Que cuidados deverá ter o doente?
O olho é provavelmente quem mais sobre. Como a pálpebra não fecha convenientemente, o processo de lubrificação e de defesa contra agressões exteriores está comprometido. É importante utilizar óculos de sol, descansar com alguma frequência e fechar o olho para dormir (por exemplo com um adesivo). Depois é importante ir estimulando com exercícios as expressões que realizamos no dia-a-dia, sem pensar: enrugar a testa, franzir o sobrolho, levantar as narinas, abrir e fechar os olhos, piscar os olhos, sorrir, beijar, assobiar, mastigar pastilha elástica, soprar... Haja imaginação.
A nossa face é no fundo o nosso cartão de visita, a nossa identidade, pelo que o período de recuperação pode acarretar alguma ansiedade e desconforto na relação com o outro. Coragem!!

Para além de todos os cuidados, aconselho vivamente os tratamentos de fisioterapia, onde a musculatura será estimulada com gelo e estiramentos seguido de contracções da musculatura em questão (técnicas de PNF facial), entre outras técnicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário