dezembro 01, 2017

Osteopatia Pediátrica

Hoje escolhi outro meio para me apresentar, explicar em que consiste a osteopatia pediátrica e em que situações deve marcar consulta.


outubro 24, 2017

O que levar para uma consulta de Osteopatia Pediátrica?

Costumo pedir aos pais para trazerem algum dos brinquedos preferidos do bebés para que exista um objeto de ligação com o seu espaço de conforto e se possam entreter durante a sessão. Gosto que o bebé/criança se sinta em paz com o espaço e com o tratamento, que se pretende que seja indolor.
No gabinete também existe brinquedos para ocupar a atenção dos mais pequeninos uma vez que a sessão pode ser um pouco demorada.
Em último caso fazemos uso da tecnologia que sempre fascina os pequeninos. Sim, são permitidos telemóveis com músicas e filmes infantis 😊
Traga também a sua criatividade na mochila para me ajudar na sessão.


Juntos pela saúde do seu bebé

Juntos a cuidar do seu bebé. Não é apenas uma consulta de osteopatia, é uma abordagem global que trará saúde a toda a família, agora e no futuro.
Venha conhecer esta forma de trabalhar.

Ilustração de Rita Correia

Displasia congénita da anca ou displasia de desenvolvimento da anca

Bom dia 
Hoje o tema de leitura que proponho é displasia congénita da anca ou displasia de desenvolvimento da anca.
Acrescento ao artigo que existe uma elevada percentagem de bebés com plagiocefalia congénita que também têm displasia.
Alguns bebés que apresentam assimetria das pregas glúteas e/ou inguinais tem indicação para realizar uma ecografia de despiste.
Aconselho vivamente a que os bebés com displasia congénita da anca, após a utilização do arnês (Pavlik) realizem uma consulta de osteopatia.

setembro 14, 2017

SOMOS O QUE COMEMOS

Desafio da semana


SOMOS O QUE COMEMOS
Já não é novidade, já todos ouvimos falar, agora só falta agir. Uma alimentação farta em determinados alimentos diminui a nossa saúde em geral, promove o envelhecimento celular e pode mesmo manifestar-se em sintomas músculo-esqueléticos.
Assim, esta semana lanço-vos um desafio. Procuremos eliminar, total ou parcialmente, de uma forma progressiva ou de um dia para o outro (em função da importância que os mesmos têm na nossa alimentação) os seguintes alimentos/componentes da nossa alimentação:

- Açúcar
- Glúten
- Lácteos
- Gorduras trans
- Café
- Álcool

Um consumo pontual dos mesmos pode ter benefícios psicológicos superiores à erradicação total, pelo que considero permitido 
Este é um desafio que terá certamente benefícios na sua saúde e que permitirá incutir hábitos saudáveis aos seus filhos.

setembro 09, 2017

Bebés no chão

O "chão" é na minha opinião o melhor sítio para colocar os bebés. 
O chão:
- É um local seguro, não se pode cair "do chão", como se cai de uma cama. A queda de camas é um dos acidentes mais frequentes. Nunca deite um bebé sozinho numa cama de adulto. Os bebés mexem-se, mesmo quando são muito pequenos. Sim, mesmo que seja com almofadas. A minha sugestão é que faça uma caminha no chão.

- Promove o movimento livre e desta forma o desenvolvimento psicomotor. Permanecer num ovinho, numa espreguiçadeira, numa cadeirinha imobiliza o bebé, impede-o de explorar o meio e o seu corpo, limita a possibilidade de movimentos, condiciona.


Boas brincadeiras e boas sonecas!

http://www.babycenter.com/2_tummy-time-why-and-how-to-do-it_10382139.bc


setembro 07, 2017

Plagiocefalia (crânio assimétrico) - Como diagnosticar?

A Plagiocefalia é uma deformidade do crânio que se traduz por uma assimetria do mesmo. É fundamental que seja tratada o mais precocemente possível porque não é apenas uma questão estética (tão importante), mas tem também repercussões ao nível dos olhos, do nariz, da postura/desenvolvimento do bebé e mesmo ao nível do funcionamento do seu sistema digestivo (potencia cólicas, refluxo gastro-esofágico,..) e outros.
Verifique:

- Os olhos e as orelhas do bebé estão alinhados?

- Existe uma zona da parte de trás da cabeça do bebé que tem menos cabelo (alopecia)?

A maioria das plagiocefalias são plagiocefalias posicionais ou posturais e corrigem com Osteopatia e medidas de posicionamento.
O Osteopatia em bebés é um tratamento muito suave e vai fazer toda a diferença da qualidade de vida do bebé, futuro adulto.




setembro 01, 2017

Agora no Porto - Clínica Porto Antas

A partir de 2ª feira, dia 4 de setembro, pode realizar a marcação do seu tratamento de Osteopatia/RPG (Reeducação Postural Global) na Clínica Porto Antas, através do contacto telefónico 918401857.

Espero por si.

www.clinicaportoantas.com



julho 06, 2017

Plagiocefalia e Posicionamento

Hoje proponho um objeto, que na minha opinião pode ser uma ajuda no posicionamento do bebé com plagiocefalia. Penso que em climas mais quentes a "adesão" ao mesmo por parte do bebé será complicada. Desafio as mamãs ou avós costureiras a realizar o seu próprio "gorro tartaruga" 
Realço ainda a importância de reduzir o tempo que o bebé passa no ovo, espreguiçadeiras e de "barriga para cima". Este objeto ajuda mas não fará milagres.
A entrevista da pediatra que o criou é interessante.


Se ficarem com dúvidas digam.

(Agradecimento especial ao Zé e à Joana)

junho 30, 2017

Plagiocefalia e almofadas de posicionamento

Correndo o risco se ser polémica, hoje venho falar sobre as almofadas que são muitas vezes aconselhadas aos pais de um bebé com plagiocefalia.

O posicionamento do bebé ao longo do dia é sem dúvida um dos factores mais importantes para o sucesso do tratamento. Esse é um dos focos da 1ª consulta de Osteopatia nos casos de plagiocefalia. Famílias que colaboram são uma ajuda fundamental.

Muitas vezes estas famílias são desde logo aconselhadas a comprar "a" almofada, que não é de todo barata.. Não duvido que o material seja de excepção e que efectivamente consiga retirar alguma pressão da estrutura, contudo tenho constado a dificuldade dos pais em "manter" a cabeça do bebé posicionada na almofada. Eu opto por utilizar um método mais artesanal de rolinhos de fraldas, entre outros, para posicionar o bebé, em função do tipo de plagiocefalia/torcicolo que tem.

Valerá a pena o investimento?

abril 22, 2017

Crianças à mesa

O seu filho não consegue parar quieto à mesa?
As crianças, quando deixam de ser bebés, passam das suas cadeirinhas próprias de refeição para as cadeiras de adulto. Contudo estas cadeiras não estão adaptadas ao seu tamanho. Na maioria das vezes a criança não consegue estar encostada com os pés no chão/apoio.
Noutro momento falarei sobre a desconfortável posição de "sentado à chinês", sem apoio, durante bastante tempo. É possível estar concentrado nesta posição?
O desafio é que tente comer, quieto, simulando a posição em que o seu filho está sentado. Depois dessa refeição proponho que procure formas de os deixar confortáveis no seu local de refeição, fazendo uso de almofadas e caixinhas.
Aposto que o resultado vai ser muito interessante.
Partilhem comigo a experiência.

abril 04, 2017

Os sofás

Um dia li que o design associava a arte à função. Analisando a evolução dos objetos com que nos relacionamos no dia a dia fico com algumas reticências sobre este assunto..

Olhemos para o antes e o agora de alguns exemplos:
- Secretárias escolares
No tempo dos nossos avós as secretárias escolares tinham uma inclinação maravilhosa que lhes permitia adoptar uma postura mais correta na sala de aula. Hoje em dia o mobiliário escolar não é de todo amigo da coluna. Como vamos assim corrigir a postura das crianças e adolescentes?

- Maples da televisão
Os maples das TVs tem vindo a diminuir de altura, o que nos obriga a olhar para baixo enquanto vemos televisão. Já reparou na tensão que fica na sua cervical após umas horas de sofá?

- Sofás 
Alguém consegue ficar sentado no seu sofá, bem enconstado e com os pés bem apoiados? Pois.. Os lindos sofás são muito mais largos que qualquer coxa portuguesa, tornando-se assim muito desconfortáveis. Alternativas? Por exemplo os cadeirões dos nossos avós.


O desafio é descobrir alternativas que nos ajudem a melhorar a postura, esperando ou apelando para que o design e as tecnologias evoluam privilegiando a ergonomia.


março 26, 2017

Previna assimetrias no seu bebé

Procure ir alterando a forma como pega no seu bebé ao colo. 

Por norma todos temos um membro dominante, o que nos leva a dar colo sempre para o mesmo lado. Uma das formas de prevenir assimetrias no seu bebé consiste em alterar o braço com que lhe pega ao colo, a posição em que o coloca para lhe mudar a fralda, o lado do estímulo quando este está na espreguiçadeira ou nas suas brincadeiras.


No caso de bebés com plagiocefalia ou torcicolo há que estimular o lado para o qual o bebé não roda tão bem a cabeça. O manuseamento do bebé deve ser pensado sempre tendo em vista esta limitação.


março 20, 2017

Tablets no colo não!


Não utilize os tablets no colo! Esta dica é ainda mais importante quando se trata de uma criança. Já reparou como fica a sua cervical quando está a fixar um objeto no seu colo? Computadores, tablets, telemóveis, livros... devem estar à altura dos nossos olhos. 

Só aos 10 anos as curvaturas da coluna criança estão completamente formadas, é fundamental que, principalmente, durante o crescimento o estímulo seja o correto.
A prevenção é a chave da qualidade de vida.