Um dia li que o design associava a arte à função. Analisando a evolução dos objetos com que nos relacionamos no dia a dia fico com algumas reticências sobre este assunto..
Olhemos para o antes e o agora de alguns exemplos:
- Secretárias escolares
No tempo dos nossos avós as secretárias escolares tinham uma inclinação maravilhosa que lhes permitia adoptar uma postura mais correta na sala de aula. Hoje em dia o mobiliário escolar não é de todo amigo da coluna. Como vamos assim corrigir a postura das crianças e adolescentes?
- Maples da televisão
Os maples das TVs tem vindo a diminuir de altura, o que nos obriga a olhar para baixo enquanto vemos televisão. Já reparou na tensão que fica na sua cervical após umas horas de sofá?
- Sofás
Alguém consegue ficar sentado no seu sofá, bem enconstado e com os pés bem apoiados? Pois.. Os lindos sofás são muito mais largos que qualquer coxa portuguesa, tornando-se assim muito desconfortáveis. Alternativas? Por exemplo os cadeirões dos nossos avós.
O desafio é descobrir alternativas que nos ajudem a melhorar a postura, esperando ou apelando para que o design e as tecnologias evoluam privilegiando a ergonomia.
Sem comentários:
Enviar um comentário