abril 22, 2017

Crianças à mesa

O seu filho não consegue parar quieto à mesa?
As crianças, quando deixam de ser bebés, passam das suas cadeirinhas próprias de refeição para as cadeiras de adulto. Contudo estas cadeiras não estão adaptadas ao seu tamanho. Na maioria das vezes a criança não consegue estar encostada com os pés no chão/apoio.
Noutro momento falarei sobre a desconfortável posição de "sentado à chinês", sem apoio, durante bastante tempo. É possível estar concentrado nesta posição?
O desafio é que tente comer, quieto, simulando a posição em que o seu filho está sentado. Depois dessa refeição proponho que procure formas de os deixar confortáveis no seu local de refeição, fazendo uso de almofadas e caixinhas.
Aposto que o resultado vai ser muito interessante.
Partilhem comigo a experiência.

abril 04, 2017

Os sofás

Um dia li que o design associava a arte à função. Analisando a evolução dos objetos com que nos relacionamos no dia a dia fico com algumas reticências sobre este assunto..

Olhemos para o antes e o agora de alguns exemplos:
- Secretárias escolares
No tempo dos nossos avós as secretárias escolares tinham uma inclinação maravilhosa que lhes permitia adoptar uma postura mais correta na sala de aula. Hoje em dia o mobiliário escolar não é de todo amigo da coluna. Como vamos assim corrigir a postura das crianças e adolescentes?

- Maples da televisão
Os maples das TVs tem vindo a diminuir de altura, o que nos obriga a olhar para baixo enquanto vemos televisão. Já reparou na tensão que fica na sua cervical após umas horas de sofá?

- Sofás 
Alguém consegue ficar sentado no seu sofá, bem enconstado e com os pés bem apoiados? Pois.. Os lindos sofás são muito mais largos que qualquer coxa portuguesa, tornando-se assim muito desconfortáveis. Alternativas? Por exemplo os cadeirões dos nossos avós.


O desafio é descobrir alternativas que nos ajudem a melhorar a postura, esperando ou apelando para que o design e as tecnologias evoluam privilegiando a ergonomia.