Tenho procurado explicar o que é a Osteopatia e para que serve, hoje gostaria de falar sobre o que a Osteopatia não é.
A Osteopatia não é um milagre, uma abordagem que cura tudo numa sessão. Não, eu pelo menos não consigo tratar tudo e muito menos numa sessão. Existem medicamentos que tratem problemas com uma toma?Poucos. Alguma vez alguém ficou em forma com um apenas um treino? É possível melhorar a flexibilidade fazendo uma sessão de alongamentos? Nos bebés tudo é mais plástico, mais rápido, mas ainda assim demora o seu tempo. A espera deixou de fazer parte do conceito de uma sociedade em que tudo se passa à velocidade de um clic, tudo é para ontem, e sim tantas vezes não temos capacidade económica para investir em tratamentos.Contudo, a realidade é que os milagres surgem com trabalho, com um investimento de todos.
A Osteopatia procura melhorar a elasticidade dos tecidos, dar mobilidade às estruturas e desta forma dar ferramentas ao corpo para se equilibrar. Há imaturidades que se resolvem com tratamento e com tempo. Nenhuma árvore cresce num dia apenas porque foi regada, nenhuma criança aprende a ler num dia. O tempo acompanha as transformações.
Não, a Osteopatia não trata tudo e um bom profissional terá, com humildade, a capacidade de o reconhecer, porque é normal.
Quantas sessões são necessárias?
Não sei, depende de cada caso e da sua evolução. Normalmente começamos com uma sessão semanal e em função das melhorias vamos espaçando. Como costumo dizer aos meus pais, farei o menor número de sessões possível.
Acho fundamental que as expetativas sejam realistas quando marcamos uma consulta de Osteopatia. Se não estiverem, faremos por explicar na primeira sessão.
Boa semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário