novembro 23, 2018

POSTURA EM VÍRGULA

Hoje convido-vos a olhar, com olhos de ver, para a postura global do corpo do vosso bebé (despidinho). 
O vosso bebé passa grande parte do tempo com uma postura em vírgula para o mesmo lado?
Coloquei a imagem abaixo para que possam perceber melhor o que é uma postura em vírgula. É retirada de um livrinho delicioso (O bebé em suas mãos, de Michèle Busquet-Vanderheyden), que aborda o bebé através das suas cadeias musculares. Embora seja mais dirigido a profissionais, tem uma descrição da massagem das cadeias musculares, muito simples, e que pode facilmente ser executada pelos pais.
Porque surge esta postura? Normalmente pela permanência prolongada do bebé no útero numa posição transversal ou por uma falta de espaço no útero (bebés grandes em úteros pequenos por exemplo). Esta falta de espaço é mais frequente numa primeira gravidez, uma vez que o útero ainda não está tão flexível.
Porque é importante tratar? Normalmente esta postura vem associada a um torcicolo e tende a agravar. Se não for tratada estamos a deixar que a assimetria se instale e que o bebé cresça assimétrico, desarmonioso, desequilibrado.
Qual é o tratamento? O tratamento é realizado por um osteopata/fisioterapeuta com formação em pediatria e complementado pelo trabalho dos pais em casa. Na primeira consulta é explicado aos pais o que podem fazer para melhorar esta postura em vírgula.

Sem comentários:

Enviar um comentário