novembro 16, 2009

Os nossos pés


Os pés são uma parte fundamental do nosso corpo. Na maior parte do nosso dia, os pés são a nossa porta para o meio físico que nos rodeia. Os pés, os olhos, a pele e a articulação temporo-mandibular (ATM) são os nossos "captores".
Possivelmente mercedores de um prémio de reconhecimento mundial, os nossos pés continuam a ser alvo dos maiores atentados terroristas. Aqui ficam alguns exemplos.

Sapatos de altos altos: pensem na redução do ponto de apoio de todo o nosso peso, no sofrimento das cabeças dos meta tarsos e no encurtamento a que os músculos gemeos estão confinados.


Sapatos de bebés: porque precisam os bebés, que ainda nem colocam os pés no chão, de sapatos? não estaremos a estabelecer limites para os pés cedo de mais? Os nossos pés perderam muitas das suas capacidades porque desde cedo deixamos de andar descalços, a musculatura intriseca do pé torna-se fraca e a importância dos dedos e a sua mobilidade é completamente desprezada. Conselhos? Andem  mais tempo descalços, brinquem mais na areia, dêem liberdade aos vossos pés.

Muitas são as áreas que ao longo do tempo têm vindo a premiar os pés. A reflexologia e a acupuntura reconhecem territórios de correspondência entre os pés e outras partes do corpo e dedicam-lhe uma atenção especial. As culturas orientais não vivem sem estimular através de massagens estes eternos sacrificados com carga extra.

Voltando ao meu Eramus, em Barcelona tive oportunidade de fazer uma cadeira de podologia e tomar contacto com um dos grandes nomes actuais da Podologia espanhola, Dr. Martin Rueda. Foi uma experiência muito importante e que me marca enquanto fisioterapeuta. Naquela familia todos são podologistas. Na altura a filha estava grávida e aquando das ecografias a preocupação da família era os pés da criança.
Em Espanha, todos os atletas do Centro de Alto Rendimento usam parmilhas especialmente concebidas para os seus pés.

Fique mais atento. Mime os seus pés.

Sem comentários:

Enviar um comentário