julho 15, 2010

Curiosidades do Sistema Digestivo

A vida não vem com um manual de instruções. Cada um vai escrevendo o seu manual, vivendo, errando, caindo e levantando-se. Não há muita volta a dar e o sofrimento é inerente à aprendizagem. Da mesma forma o meu blog não procura dar receitas mas pontos de reflexão para percebermos melhor o nosso corpo. Pontos de partida para um caminho que podemos ou não escolher fazer.
Em alguma altura da vida um profissional de saúde acaba por se sentir um pouco "papagaio" ou um pregador no deserto. Damos tanta informação sobre conselhos a seguir, alterações nos hábitos, nas rotinas, nos gestos. Alguns doentes são mais disciplinados e lá vão tentando, outros... De qualquer forma a mudança é um desafio para toda a vida, e um processo muito lento, mesmo para quem empenhadamente mergulha nele. Eu, na primeira pessoa, compreendo a dificuldade.
Hoje convido-vos a pensar sobre o vosso sistema digestivo e sobre as atrocidades que lhe fazemos. Não seremos nós aquilo que comemos? Cada vez me deparo mais com pessoas com distúrbios alimentares, o que me deixa sempre um pouco receosa na hora de falar neste tema, mas é importante, por isso tem de ser falado. Mais do que sob o ponto de vista estético temos de pensar na nossa dieta alimentar enquanto caminho para a saúde. A comida permanece no estômago 3 a 6 h. Assim, é fundamental que não deixemos passar esse intervalo sem ingerir alguma comida. Para os cuidadores dos nossos queridos velhinhos, é fundamental explicar a estas pessoas que a fome nem sempre tem uma relação directa com a necessidade de alimento e que por vezes não sentimos fome, nem sede e o nosso corpo necessita desesperadamente de comida e água. É importante fazer chegar esta informação aos nossos avós. Todas os dias passam por mim anciãs lindas que dizem ter perdido o apetite. Temos, de uma forma carinhosa, que passar a ideia de que é normal que exista uma diminuição no apetite, mas têm mesmo de continuar a comer. 
Atenção à ingestão de líquidos. Nesta altura do Verão muitas pessoas de idade são internadas por desidratação.
Agora está na moda o uso de glucosamina nas artroses, para estimular a produção de uma substância que faz parte das cartilagens. A reflexão que me propuseram um dia foi, será que uma refeição de 5 em 5 horas não promove o aporte de glucosamina, em quantidades mais significativas do que numa toma diária? Uma das medidas de prevenção das artroses e de promoção da saúde do osso é uma dieta equilibrada. Como todos já sabem, pouca comida muitas vezes ao dia.
Quem pretende tornar-se vegetariano não se esqueça que a vitamina B12 apenas entra no nosso organismo através da carne e do peixe. É o único suplemento obrigatório para todos os vegetarianos. Sobre os demais terão de controlar com análises de rotina constantes.
E para terminar este tópico de curiosidades falo sobre um tema que se fosse no século passado poucos dariam créditos, hoje em dia mais pessoas começam a aceitar. Para os chineses e outros autores que terapeuticamente abordam a parte visceral, o estômago tem um arquétipo masculino, representa a nossa necessidade de reconhecimento social, a nossa responsabilidade social. É muito frequente aparecerem disfunções quando esta é posta em causa e muito frequentemente no homem. Quantos e quantos canalizam o stress para o estômago em momentos que sentem o seu papel social a ser afectado. Por sua vez o intestino representa um arquétipo feminino e traduz o controle, a necessidade de controle da nossa vida. É tão frequente ver senhoras com síndrome de cólon irritável, em fases da vida que perderam o controle dos acontecimentos. Deixo para reflexão. Deixo para que relacionem com o que vêem, com o que sentem. Para mim faz sentido, vejo-o diariamente nos meus pacientes, nos que me vão estando próximos. 
O que pensam os meus amigos sobre o assunto? Sim, sim, também quero ouvir aquelas vozes cépticas, na maioria das vezes masculinas... :-)

2 comentários:

  1. Ola Anna, meu nome é Elisson Fernandes sou do Brasil, andei lendo alguns tópicos sobre lesão do menisco, pois bem dia 20 agora tenho cirurgia, gostaria que entrasse em contato comigo para que possa me sanar algumas dúvidas e dicas para o tratamento, se não for encômodo , email e msn: elementow@hotmail.com , obrigado: Elisson Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Ana, tu és um exemplo de como deve ser um bom profissional.
    Alertas,questionas,motivas e informas colegas e utentes,abrindo novos horizontes.Continua...quem sabe onde vais parar? Pedro Vieira (Santarém)

    ResponderEliminar