setembro 09, 2010

Pequenos gestos de saúde por todo o amor que temos à vida

Para começar gostaria de desejar um bom regresso ao trabalho ou à escola a todos. Foi um Verão excelente! As águas estiveram magníficas.

Depois desculpo-me por não ter escrito um pequeno post ontem, em homenagem à profissão que tanto adoro, a minha. Dia 8 de Setembro é o dia mundial da Fisioterapia. Parabéns a todos os fisioterapeutas que, com o seu amor à camisola, trabalham para dignificar esta profissão.

E agora sim, vamos ao tema que me trouxe hoje de volta à escrita. Este blog é um acto de liberdade e não algo que me imponho fazer, por isso só escrevo quando tenho realmente algo a dizer. Às vezes demora até que apareça uma ideia com valor suficiente para ser partilhada.
Este é um tema sobre o qual já falei "n" vezes e que continua a perturbar-me. O que leva o ser humano a permanecer tão longe dos cuidados de saúde e só recorrer a um médico quando algo não está bem? O que nos faz desprezar a prevenção, os exames de rotina? Preguiça? Medo?
Se nos levantamos todos os dias e vamos trabalhar porque gostamos da nossa profissão e precisamos do dinheiro para continuar a viver, se lavamos os dentes para não ter caries, se lavamos as mãos antes de comer, se temos tanto medo da morte, da dor, de não podermos celebrar o amanhã com todos os que amamos, porque?
Por desconhecimento não acredito. Somos diariamente bombardeados com informação.
Quando foi a última vez que fez um check-up? Quando foi a última vez que foi ao ginecologista?
A ciência e a medicina são mesmo um milagre quando detectamos os problemas cedo, porque continuamos a enterrar a cabeça na areia?
Emocionamo-nos com os filmes, pois emocionemo-nos com a nossa vida. Quero ver cada pessoa que ler este blog fazer um "pequeno gesto de saúde". Marque uma consulta para si, fale com alguém próximo sobre este assunto, questione-se porque não? É tão simples prolongar a nossa vida.
Depois partilhem comigo.
Sim, é a puxar ao coração, pouco cientifico mesmo, mas o que será necessário para nos libertar da inércia?


2 comentários:

  1. Caramba! Na ferida mesmo...

    As pessoas asseguram melhor a manutenção do seu automóvel, pois dele precisam para ir trabalhar, que de si mesmas,esquecendo que mais precisam ainda de si para trabalhar. Custa assim tanto pensar nisto? Infeliz realidade.

    Beijo Ana.

    ResponderEliminar