março 15, 2012

Mamãs ou atletas de halterofilismo?

Este é um post em que já ando a matutar há algum tempo.

Mamãs ou atletas de halterofilismo? É que este processo de ser mamã acarreta mais esforço físico do que se possa pensar à primeira vista! Ora sigam lá o meu raciocínio. Primeiro a mulher carrega nove meses com o bebé e os anexos (placenta, líquido amniótico, o seu próprio peso a mais, entre outros). Depois chega o bebé e é ver as mamãs com os ovinhos, estafadas porque de ergonómico aquele objecto tem pouco. Se vazios até parecem muito leves, quando com o respectivo ocupante, a situação muda de figura. Existe ainda o problema das barreiras arquitectónicas. Nos anos 70 e 80, no auge da construção em Portugal, colocavam-se elevadores nos prédios mas só depois de um lindo lance de escadas, o que torna impossível a passagem a carrinhos de bebé e cadeiras de rodas.
Em casa as mamãs têm ainda de carregar com as banheiras cheias de água e com o próprio bebé. Tornam-se peritas em fazer as coisas mais incríveis só com uma mão.
Para além dos pesos pesados o seu corpo tem de recuperar a sua forma original e conviver com uma carga adicional na dorsal devido à posição de amamentação e de colinho.  Tudo isto associado a um cansaço residual, que advém das noites mal dormidas e da diminuição substancial de tempo para cuidar de si.
Se quer engravidar aconselho que antes invista na sua forma física.
Se é uma destas mamãs halterofilistas e se revê nesta narrativa, cuide de si e faça uns tratamentos para recuperar da sobrecarga.
Pequenos gestos como estes tornaram a sua gravidez e a relação com o seu bebé ainda mais maravilhosa.

5 comentários:

  1. Texto muito interessante que nós faz reflectir mais uma vez sobre o quão heroína uma mãe tem de ser para ser Mãe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga, assim não me inspiras... Bejocas.

    ResponderEliminar
  3. Sil o objectivo é dar conselhos, não desanimar as futuras mamãs! Ser mãe é a experiência mais bonita do mundo. Este é um blog sobre saúde. Estou só a dar umas dicas para tornar a experiência, a nível físico, mais confortável!!

    ResponderEliminar
  4. Haverá algum músculo que poderá ser exercitado para quem pensa ser mãe em breve..algum exercício possivel de aumentar a resistência?

    ResponderEliminar
  5. É importante melhor a forma física geral, para melhor os índices de força e resistência e depois é interessante trabalhar o períneo, o pavimento pélvico. É importante que a futura grávida pratique exercício físico e que depois mantenha durante a gravidez, adequando claro o nível de esforço.

    ResponderEliminar