outubro 19, 2012

As rainhas hérnias discais

As hérnias discais é um tema sobre o qual tanto se escreve que nunca tinha pensado em divagar sobre. Não vou escrever sobre o que todos já sabem, mas sobre o que talvez só alguns saibam.
Rainhas e senhoras da patologia da coluna, pelos estragos que provocam, por todos são temidas porque a tendência é por brainstorming chegar logo à palavra cirurgia.
É verdade, muitas delas podem ter mesmo indicação cirúrgica, mas muito não têm. Mais, muitas pessoas têm protusões ou hérnias discais e não sabem, até que um dia fazem uma TAC ou uma RNM e lá vem escrito no relatório. Há até hérnias que desaparecem! 
Hoje em dia, na maioria dos casos há muito a fazer antes de chegar ao bisturi, e mesmo as intervenções cirúrgicas são cada vez menos invasivas.
Cuidado com as laminectomias, um tipo de procedimento cada vez mais em desuso, em que uma parte da vértebra, uma das duas lâminas é removida para descomprimir. O que acontece é que o processo fibrótico que se gera depois pode fazer com a compressão e por consequência a dor se mantenham.
Tem uma hérnia discal? Evite cronificar a ideia de que vai ter dores para o resto da vida ou que já não pode fugir à sala de operações.

Sem comentários:

Enviar um comentário