outubro 10, 2012

Cifose, Lordose e Escoliose

Aqui fica um post que pretende ser uma espécie de glossário, para desmistificar conceitos.
Algumas pessoas ficam muito aflitas porque o relatório do seu exame diz que têm uma cifose/lordose. Ainda bem as têm e estes termos não são patológicos. 

A nossa coluna vertebral divide-se em 5 regiões: 
- coluna cervical (pescoço), constituida por 7 vértebral. Por vezes vêm descritas como C1, C2...C7. O C significa cervical e o número corresponde ao número da vértebra em questão;
- coluna dorsal ou torácica, corresponde às 12 vertebras abaixo, com ligação às costelas (abreviadas para D1, D2...D12 ou T1, T2...T12);
- coluna lombar, composta por 5 vértebras;
- o sacro, um osso único, de forma triangular, formado pela fusão de 5 vértebras;
- o cóccix, a parte final, constituido pela fusão de 3 a 4 vértebras.
Cada regiões apresenta características estruturais que as diferencia das restantes. No limite de cada região fala-se em charneiras (charneira cervico-dorsal, dorso-lombar, lombo-sacra, sacro-coccígea).

A coluna cervical e a lombar fisiologicamente apresentam uma curvatura que se denomina lordose, isto é, a sua concavidade está virada para trás, é posterior. A coluna dorsal apresenta uma curvatura que se denomina cifose, convexidade para trás. Se estas curvaturas são muito acentuadas e excedem os valores normais fala-se em hipercifose ou hiperlordose. A diminuição destas curvas é normalmente referida como uma rectificação. A osteopatia considera que as rectificações são mais sintomáticas que o aumento das curvaturas.

A Escoliose denomina uma alteração na coluna, num plano tridimensional. Simplificando, quando se observa uma pessoa com uma escoliose acentuada, de costas, a sua coluna não é recta, desenhando normalmente um S. Mais tarde voltarei ao tema das escoliose para não alongar demasiado este post.

Sem comentários:

Enviar um comentário