outubro 23, 2012

Seguros de Saúde e outros sistemas de saúde

Este post é sobre um assunto que surge frequentemente nos mails que me escrevem.
Nos locais onde faço tratamentos não tenho acordos com seguro de saúde algum. O que acontece é que a maioria das seguradoras e subsistemas de saúde comparticipam parte do valor da fisioterapia à posteriori, enviando todos os documentos pedidos. O montante da comparticipação é variável e o plafon anual também.

Concretizando, seguros de saúde como a Medis e a Multicare comparticipam com 30 a 60% do valor do tratamento sendo necessário entregar todos os documentos requeridos (recibos, prescrição médica...). Atenção aos plafons anuais! Normalmente variam entre os 250 e os 500€.
A A.D.S.E. pede os recibos, uma discriminação que o fisioterapeuta realizará onde consta o número da sua cédula profissional e os tratamentos realizados, assim como os valores cobrados e uma prescrição médica com:
Tipo de tratamentos
- Número de tratamentos ou
-Tempo previsto para os tratamentos e frequência dos mesmos.

A comparticipação será efectuada a partir  dos valores que constam na tabela de Medicina Física e de Reabilitação da A.D.S.E., sendo que pela minha experiência nunca vai muito além de 15€ por sessão.
Os S.A.M.S. funcionam com tabelas semelhantes às da A.D.S.E..

Muito importante, se vai realizar fisioterapia num local que não tem acordos, ligue para o seu seguro e tome nota de todas as informações, assim não terá surpresas desagradáveis no final.

Normalmente esta informação só chega às pessoas depois da consulta médica e a prescrição terá de voltar a ser escrita, segundo as exigências. Se tiver fácil acesso ao médico o processo será simples, se não, o melhor é levar logo as informações para a consulta.

O sistema está montado para que seja muito mais simples realizar tratamentos em locais com acordos, mas cada qual tem direito a escolher onde e por quem quer ser tratado, e a ser "ajudado" pelo seu seguro, se a fisioterapia estiver contemplada no seu tipo de seguro.

Informe-se e com um pouco de persistência será recompensado.

1 comentário:

  1. Bom post! Infelizmente a maioria das pessoas não sabe isto, ou então ninguém quer que saibam...

    ResponderEliminar